A prefeitura de Dubai anunciou que a cidade está planejando tombar seus prédios históricos das décadas de 1960 e 1970 como parte de uma nova iniciativa chamada Modern Heritage. Lançada em conjunto pelo Departamento de Planejamento e pelo Departamento de Patrimônio Arquitetônico, a iniciativa visa preservar as primeiras estruturas de Dubai. A iniciativa protegeria alguns dos edifícios mais significativos construídos nos primórdios do rápido desenvolvimento da cidade. O plano inclui a preservação do Dubai Trade Center, uma torre de 149 metros de altura considerada o primeiro arranha-céu da cidade.
Projetado pelo escritório John R Harris & Partners em 1973, o Dubai Trade Center é um marco arquitetônico que buscava equilibrar elementos da modernidade com a arquitetura local. Inaugurado pela rainha Elizabeth em 1979, a torre de escritórios de 39 andares foi o edifício mais alto do mundo árabe até a conclusão do Burj Al Arab, 20 anos depois. A Modern Heritage Initiative visa preservar a torre como parte do patrimônio cultural da cidade.
Atualmente, Dubai conta com mais de 150 arranha-céus, incluindo o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa. Outros edifícios na lista incluem a Torre do Relógio, o Al Khuloud Nursery, a Biblioteca Al Ras e o Hospital Al Baraha. Entre estes estão a primeira biblioteca pública do país, bem como um dos primeiros hospitais na área central de Deira. O Município de Dubai está colaborando com um grupo de parceiros na iniciativa de preservar a torre Trade Center, além de outras estruturas como o Ministério da Saúde e Prevenção e a Autoridade para Cultura e Artes de Dubai. A iniciativa reconhece a história da urbanização local - um percurso que começou com a construção do Trade Center, marco da transformação de Dubai em uma cidade global.